Skip to content
January 1, 2013 / Renato Lopes

Placa de Alimentação (Update 2)

Novo ano, novo update sobre a placa de alimentação..;)

Após um trabalho “árduo” no desenvolvimento da placa de alimentação no Eagle, trazemos aqui uma simulação, usando o eagle3D e o programa Pov-Ray, do aspecto final da placa de alimentação.

DC-DC converter

A placa será de dupla face para aumentar a área dos planos de massa de modo a aumentar a superfície de dissipação de energia para manter a temperatura do conversor dc-dc, ligado ao plano de massa através da thermal pad, em valores aceitáveis. O layout dos componentes seguiu as recomendações presentes no datasheet do conversor dc-dc tendo o cuidado de conseguir que o tamanho da placa fosse o menor possível. Na imagem podem observar-se  vários conjunto de vias, furos metalizados que atravessam a placa, espalhados pela placa. Estes conjuntos de vias são importantes para partilhar a temperatura entre os planos de massa, o superior e o inferior. No final conseguiu-se uma placa de tamanho 62×32 mm o que está dentro das nossas expectativas.

O próximo passo será o fabrico da mesma e a assemblagem dos componentes na placa. Mostraremos aqui os resultados finais bem como os testes intensivos de modo a comparar as simulações iniciais e os resultados finais.

Leave a comment